- Update or Die!
- Posts
- Os melhores e os piores filmes baseados em jogos
Os melhores e os piores filmes baseados em jogos

Por Raphael Saraiva
Cinema e videogames são duas indústrias que geram uma fortuna todos os anos. De vez em quando, esses dois universos se juntam. O resultado? Na maioria das vezes, um desastre. O maior desafio dos diretores é capturar a essência do jogo e entregar um produto que agrade aqueles fãs mais assíduos. Alguns filmes, mesmo que não sejam obras-primas, são bem aceitos pelo público nerd. Outros, no entanto, se tornam verdadeiras pérolas do cinema. Confira agora uma lista com alguns dos melhores e os piores filmes baseados em jogos:
Final Fantasy VII: Advent Children (2005)Um verdadeiro presente para os fãs da série. Diferente do primeiro filme, que de Final Fantasy só tinha o nome, Advent Children honra a franquia, trazendo a história de um dos games mais queridos pelos jogadores de RPG: Final Fantasy VII.

Terror em Silent Hill (2006)Na minha opinião, uma das melhores adaptações de um jogo para o cinema. Mesmo com algumas alterações no material original, o diretor Christophe Gans soube captar com maestria o clima sombrio e perturbador de Silent Hill.

Lara Croft: Tomb Raider (2001)Tudo bem, o filme não é nenhuma obra-prima, mas longe de ser considerado ruim. Essa adaptação capturou bem a atmosfera de aventura, exploração e mistérios do game, além de acertar em cheio na escolha de Angelina Jolie como Lara Croft.

Mortal Kombat – O Filme (1995)Apesar de suas limitações e uma atuação duvidosa, o filme dirigido por Paul W.S. Anderson consegue agradar e divertir o público com boas cenas de luta e, claro, a música tema da franquia.

Max Payne (2008)Estrelado por Mark Wahlberg, o filme tem seus bons momentos e, de uma forma geral, foi bem recebido pelos fãs da famosa série Max Payne.

Double Dragon (1994)Talvez essa seja, de longe, a pior adaptação de todos os tempos. Recheado de “defeitos” especiais e uma história completamente diferente do material original, Double Dragon é, sem dúvidas, um daqueles projetos de dar vergonha alheia.

Super Mario Bros (1993)Bem, o que falar desse filme? Outra pérola do cinema. Quase tão ruim quanto o horrível Double Dragon. Essa adaptação foi bombardeada pela crítica e pelos fãs. Se você adora os jogos do Mario e ainda não assistiu, passe longe disso, senão é ódio garantido.

Street Fighter – A Última Batalha (1994)Essa é uma daquelas adaptações que tinha tudo pra dar certo. Afinal, um filme de luta estrelando Jean-Claude Van Damme certamente iria agradar os fãs do icônico Street Fighter II. Infelizmente, o longa peca desde a troca de protagonista às cenas patéticas de ação. Street Fighter – A Última Batalha é um verdadeiro caos.

Final Fantasy: The Spirits Within (2001)Não é que o filme seja ruim. Na verdade é muito bem feito e não decepciona no quesito técnico. Porém, não tem absolutamente NADA de Final Fantasy ali. O resultado foi uma decepção generalizada por parte dos fãs de uma das franquias mais idolatradas do videogame.

Alone in the Dark – O Despertar do Mal (2005)Uma das maiores “bombas” do cinema. O polêmico diretor Uwe Boll, já conhecido por fazer terríveis “adaptações” de jogos para filmes, conseguiu arruinar uma das melhores séries de survival horror da história dos games.

Updater: Do Leitor
Reply