- Update or Die!
- Posts
- Parcerias musicais melhoram a imagem da marca
Parcerias musicais melhoram a imagem da marca

É o que afirma a nova pesquisa global FANS.PASSIONS.BRANDS que foi realizada em maio de 2015 em 17 mercados – França, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália, Portugal, Polônia, Rússia, África do Sul, Estados Unidos (inclusive com foco específico na comunidade hispânica), México, Brasil, Colômbia, Chile, Argentina, China e Bélgica. O método de pesquisa envolveu questionários online distribuídos a um total de 18 mil pessoas com mais de 13 anos, realizado pela YouGov.

Parcerias e acordos de patrocínio com músicos melhoram a imagem da marca e estimulam as pessoas a experimentar os produtos e serviços de uma empresa.
A pesquisa revelou que 73% das pessoas acreditam que parcerias musicais melhoram a imagem da marca, enquanto 70% acreditam que fazem com que uma marca se destaque dos concorrentes. 62% disseram que essa ação os motiva a experimentar os produtos e serviços da marca.
Além disso, a pesquisa identificou cinco perfis distintos de fãs de música, com base na Logics of Engagement (Lógicas de Engajamento):
01. Colecionador: 20% da população mundial
Para eles, música e identidade são indissociáveis. Este perfil é representado consistentemente em todos os 17 países pesquisados. 72% associam momentos importantes da sua vida à música, e a primeira nota os transporta a uma lembrança especial. A música é especialmente ligada as suas origens culturais.02. Mixologista: 24% da população mundial
Pesquisas anteriores da Havas SE revelaram a “Era Shuffle” – uma nova geração de ouvintes de música que tem origem na revolução digital. Este perfil pode ser considerado a força motriz dessa nova Era. 76% consideram-se especialistas em música e têm sede de conhecimento e descobertas musicais, geralmente saciada por meio de plataformas on-line. Pesquisam, ouvem e compartilham sua paixão com suas comunidades na Internet.
Este é perfil mais presente no Brasil com 42%, muito a frente da média mundial e da América Latina.
03. Groupie: 14% da população mundial
Entre esses fãs dedicados, 38% expressam abertamente o seu amor por uma marca ou artista específico. Este caçador de selfies também é um grande fã de programas de TV relacionados à música, em que o show é tão importante quanto a música. Este perfil encontra representação acima da média nos países latino-americanos.
04. Vocalista: 23% da população mundialDiferentemente dos outros perfis, o Vocalista possui uma abordagem mais funcional em relação à música. Apreciam a música quando a fazem: 73% cantam e 32% tocam um instrumento. Dentre todos os perfis na China, o Vocalista aparece em primeiro lugar.
05. Ouvinte: 19% da população mundial
Enquanto alguns fãs adoram compartilhar sua experiência musical em eventos ao vivo, o Ouvinte prefere uma atmosfera mais intimista; 89% optam pelo conforto da própria casa para ouvir música. Estão localizados principalmente na França, Reino Unido e Alemanha.
Insights para as marcas
FreddaHurwitz, Diretor de Estratégia Global da Havas Sports&Entertainment, diz:
“A música é uma ferramenta de marketing extremamente eficaz para que marcas se conectem ao seu target – afinal, 98% das pessoas em todo o mundo ouvem música diariamente. O conceito de Era Shufflee somado a nova segmentação desses fãs permitem que as marcas alcancem o seu público-alvo de maneira mais relevante utilizando a paixão pela música como objeto de conexão.Nossa experiência prova que uma estratégia musical relevante e significativa tem um impacto positivo sobre a abordagem de marketing geral para qualquer marca. Por exemplo, 62% da população global dizem que a comunicação por meio da música os motiva a experimentar os produtos e serviços da marca.”
Pronto. Marcas, ouvidos atentos.
Updater: Gustavo Giglio
Reply