- Update or Die!
- Posts
- Por que o MasterChef foi uma lição de comunicação
Por que o MasterChef foi uma lição de comunicação

A segunda temporada de MasterChef vai deixar saudades. E hoje em dia isso é raro num programa de TV aberta. Os mais nostálgicos curtem relembrar a fase de ouro do Silvio Santos, os tempos de Faustão sem limites, Trapalhões, sem falar na época mágica da MTV. Mas ultimamente a programação disputa a atenção do telespectador com Netflix, canais do Youtube, etc. É difícil fisgar os mais jovens. Mas o Masterchef conseguiu. Como?
Olha, vamos começar pelo mais óbvio. A edição é um show à parte. A produção faz cortes precisos e monta reações de jurados e participantes dignas de Oscar. A trilha é mais um elemento narrativo que dá o tom da atração. Isso sem falar na sorte (sorte?) de participantes e jurados que necessitam de legendas para que fossem compreendidos pelo público. Jiang, Paola e Jacquin eram piadas prontas. Um prato cheio para a internet e seus memes. Mas vamos falar disso mais pra frente.
A relação entre as marcas e o programa da Band também precisa ser ressaltada. Vejam que interessante: um programa que não rejeita anunciantes. Daqui a alguns meses, você vai lembrar de Embalixo assim como irá recordar da Fiat. “Mas poxa, aquele comercial horrível?”. Olha, o Embalixo vendeu mais, a Band faturou com a veiculação e o público ganhou mais uma opção pra empacotar seus dejetos. A roda girou.A cereja do bolo, meus caros, foram as mídias sociais. Ah, que maravilha foi acompanhar este programa no Twitter. Que delícia foi sentar no maior sofá do mundo e observar tudo que aconteceu. E aqui é o ponto em que a lição foi maior. Porque o conteúdo foi publicado sem medo. Tem muita emissora – e marca – que fala esperanto na internet. O pessoal do MasterChef não teve medo de se comunicar na língua “nativa”. Resultado: a hashtag #MasterChefBR bateu o final de Avenida Brasil (889 mil tweets) e foi o evento mais comentado da história do Twitter no Brasil.
Meme publicado na fanpage da atração da BAND
O Kotler adora dizer que se os anunciantes gastassem a mesma quantia de dinheiro para melhorar seus produtos, como eles fazem em matéria de publicidade, eles nem precisariam fazer propaganda da mercadoria. O MasterChef cuidou tão bem do conteúdo que teve muita gente falando da atração de graça ontem durante a final.
Foi tudo perfeito? Não, a final teve lá suas escorregadas, como os vídeos dos jurados ao estilo memes que seriam cômicos se fossem feitos por fãs e postados no Youtube, mas que ficaram sem graça na TV. Desnecessário.https://www.youtube.com/watch?v=rd2kNiPrTBkEm suma, MasterChef soube contar histórias. Na TV, a história de 18 pessoas correndo atrás do sonho de ser Chef. Na internet, 18 personagens que poderiam alimentar o 9gag e 4chan durante semanas.
Updater: Leonardo Araujo
Reply