- Update or Die!
- Posts
- Porque os “por quês?” precisam de você.
Porque os “por quês?” precisam de você.

Desde muito novo, sempre fui um ser curioso. Xereta, mesmo!
Queria saber que gosto tinha a areia do parquinho, descobrir se tatu-bola ficava tonto, quanto tempo levava para o Bico de Bunsen derreter a tampa da caneta Bic.
Tá certo que, nem sempre, eu era incentivado a buscar respostas para essas questões.
Pelo contrário, na maioria das vezes, as descobertas vinham acompanhadas de uma suspensão ou uma bela marca de chinelo na bunda.
O fato é que o ser humano é curioso por natureza. E ponto final.
Se não fosse a curiosidade,
não teríamos saído da água, pra começar.
Mas esse post não é para dissertar sobre a evolução humana, e sim para questionar algo tão básico quanto complexo: por que?
Sim, o “por que”! Essa talvez seja a indagação mais feita por uma criança depois de “por que não?”.
– Marcelo, não pode comer doce antes da janta!
– Marcelo, vai escovar os dentes!
– Marcelo, não enfia o dedo na tomada!
Todas essas dicas carinhosas da minha mãe sempre precediam um singelo e curioso “Por que?”.
Não porque eu era mala (só um pouco), mas porque eu realmente queria saber o motivo daquelas regras, imposições, ensinamentos. Mais do que entender como o mundo funcionava, eu queria aprender por que ele funcionava daquele modo.
E, claro, isso me acompanhou por toda a vida escolar. Tirando uma vez ou outra, as pessoas até tentavam me explicar os porquês do mundo. Isso, até o ano de 1991, quando comecei a ter aulas de Catequese e os “por ques?” eram vistos quase como uma heresia. Levantar o braço e soltar um “por que?” era praticamente invocar o capeta em uma sessão satanista. E, de forma nada angelical, a resposta era sempre a mesma: “Porque sim!”
E isso nos leva ao ponto principal desse post.
Percebo um modelo de ensino tão preso aos fatos conhecidos que não há mais espaço para indagações sobre estes mesmos fatos.
Vamos a um exemplo prático.
Quando ficamos gripados, logo vem a dica: toma bastante suco de laranja. Alguém pode perguntar: por que tomar bastante suco de laranja? Porque a laranja tem Vitamina C e Vitamina C ajuda a aumentar a imunidade do organismo. Ah, entendi. Mas, por que a Vitamina C aumenta a imunidade do organismo? Porque ela ajuda na produção de glóbulos brancos e anticorpos, as células que compõem o nosso sistema imunológico e permitem que ele combata microorganismos e estruturas estranhas ao corpo. Ah, legal. E por que a Vitamina C ajuda na produção de glóbulos brancos e anticorpos? Cri cri cri…silêncio total.
Sacou? É como se o “por que?” fosse uma cebola, tem sempre uma camada por baixo pra fazer quem explica chorar. Talvez o “por que?” seja como o Pi, um número quase infinito, que só temos permissão de acessar até o 3º nível.
Mas, por mais “por quês sim e ponto” que você receba, nunca deixe de tentar acessar o próximo nível. Tente ir o mais fundo possível nesse Inception da curiosidade, force as pessoas a pensarem em uma resposta, por mais esdrúxula que ela pareça. Porque só assim terá valido a pena começar a pergunta.
Lembre-se que as maiores descobertas nasceram ou por acaso ou por curiosidade.
Como um amigo me disse certa vez:
“saber as coisas pela metade é saber menos do que antes.”
E se você ficou curioso em saber porque eu escrevi sobre isso, te respondo: porque sim! :)
Updater: Marcelo Gastaldi
Reply