- Update or Die!
- Posts
- Profissão: instagreira
Profissão: instagreira

Suas primeiras fotos foram dela junto à natureza: na praia, no campo, na floresta, libertando passarinhos de gaiola. Nessa junção de liberdade, amor à vida e alusão à beleza, Ela começou a conquistar um império de seguidores. Com mais de 30K adquiridos em pouquíssimo tempo, vieram as marcas interessadas em divulgar seus produtos dentro daquele espacinho de Ela.
No começo, a menina relutou. Mas nas semanas subsequentes as ofertas foram aumentando e Ela, consequentemente, foi mudando de ideia. Afinal, que mal teria tirar uma foto bebendo chá verde em troca de alguns milhares de reais? Esse pensamento foi invadindo a cabeça da menina de forma tão intensa que no último mês, Ela teve uma renda acima da média com a profissão “Instagreira”. Ontem, Ela que era vegetariana e defendia os animais postou uma foto vestindo uma calça de couro, comendo carne e pousando na frente de um prédio em construção, em contraponto, Ela fazia o símbolo de “Peace on Earth” e sua camiseta tinha estampa de grama… Isso, claro, em troca de alguns trocados.
Essa é uma passagem fictícia, mas com alguns e muitos fundos de verdade. Uma reflexão do quão esquizofrênica pode se tornar a relação em uma rede social. Os valores se tornam invertidos na frente das telas. A relação entre moral e consumo se torna turva, embaralhada, misturada. Os sentimentos reais não importam mais dentro do mundo virtual. De acordo com o filósofo francês, Pascal Bruckner, a era narcísica domina e perpetua diante do sentimento de vazio dos homens, esse, bem real. Esse sintoma deságua em uma busca perpétua pela felicidade, que entre telas, acaba se tornando, falsa e ilusória.
Quanto a Ela… Bem hoje, ela perdeu um número razoável de seguidores. Mas, amanhã, outros poderão se interar. Como afirma o sociólogo Bauman: as relações virtuais contam com teclas. Comandos como “Adicionar” ou “Seguir” e “Excluir” derrotam facilmente a vida real.
Será que alguém discordaria de que lidar com as teclas é muito mais fácil do que se relacionar com o coração, face to face?
IMG: Denys Prykhodov / Shutterstock.com
Updater: Nathalie Hornhardt
Reply