• Update or Die!
  • Posts
  • Ref Hunters: Um papo sobre hipnose com Beto Carvalho

Ref Hunters: Um papo sobre hipnose com Beto Carvalho

reftest
1HIPNOTICO

“Toda a boa comunicação é hipnótica por natureza” – Milton Erickson

Nossa referência de hoje é o psicólogo clínico Beto Carvalho, que bateu um papo com a gente sobre um assunto que sempre desperta o interesse das pessoas: a hipnose.

A Associação Americana de Psicologia define a prática da seguinte maneira: um procedimento durante o qual um profissional de saúde ou pesquisador sugere que um cliente, paciente ou sujeito que vivencie mudanças de sensações, percepções, pensamentos e/ou comportamentos.

O contexto hipnótico geralmente é estabelecido pelo procedimento de indução, resultando em um estado alterado de consciência produzido por meios naturais. É, também, um procedimento que mexe com a imaginação das pessoas e que com o tempo foi se misturando com o mundo da fantasia, da sedução descontrolada, da submissão e de segredos revelados.

A verdade é que o transe é algo que acontece com todos nós, mesmo sem a gente perceber ou precisar de alguém para nos hipnotizar. A única necessidade é a cooperação.

Beto explica:

“O estado alterado de consciência é quando você foca de maneira muito específica em um determinado aspecto. O exemplo mais clássico é aquele que você parou para ficar dez segundos olhando o Facebook e quatro horas depois você levanta o olho e se dá conta que estava em transe.”

Mas, o que de fato é verdade e o que é fantasia?

curso-de-hipnose-fabio-puentes-gratis-hipnose-ericksoniana-22635-MLB20233543409_012015-F-blackwhite

A hipnose não é um tipo de terapia, como a psicanálise ou terapia comportamental. É um procedimento que pode ser usado para facilitar a terapia, ou facilitar níveis “profundos” de comunicação.

Mas como e quando saber se precisamos ou queremos vivenciar sessões de terapia?

Para Beto, a terapia tem o poder de ativar forças profundas do inconsciente que dão ao paciente a condição de se curar: “Nós fomos criados com a ideia da felicidade perene. Nós não temos repertório para lidar com frustração (…) E, quando essa situação idealizada tem que abrir espaço para algo que a gente não imaginava, é um impacto tão avassalador em nossas vidas que a gente se descobre sem recurso para lidar com isso“, esclarece.

A hipnose tem sido usada no tratamento da dor, depressão, ansiedade, estresse, desordens de hábitos e muitos outros problemas psicológicos e médicos. Entretanto, ela provavelmente não é útil para todos os problemas psicológicos ou para todos os pacientes ou clientes. Como saber?

Os pesquisadores também estudam o valor da hipnose no tratamento de problemas físicos, psicológicos e, também, como pode ser usada para melhorar os níveis de comunicação, tanto interpessoal como intrapessoal.

Já pensou em participar de uma sessão de hipnose?

Updater: Gustavo Giglio

Reply

or to participate.