Refugees Welcome: o Airbnb dos refugiados

É engraçado como muitos brasileiros ao torcerem o nariz para a questão dos refugiados, sejam eles sírios ou haitianos, se esquecem de que seus avós e bisavós se instalaram aqui um dia por conta de duas grandes guerras e precisaram da mesma ajuda que muitos europeus estão dando à situação geopolítica do momento.

A guerra na Síria não é uma questão recente, mas a principal pauta dos noticiários dos últimos meses em relação ao assunto é sobre o alto número de refugiados a caminho da Europa.

Se por um lado, o Estado Islâmico barbariza e mostra suas ações com produções de vídeos melhores que os de Hollywood e acabam viralizando nas redes sociais e whatsapp, por outro, há uma intensa demonstração de humanização por parte dos europeus ao criarem o slogan “refugees welcome”.

Recentemente, três alemães criaram um aplicativo com o mesmo nome da campanha para ajudar os refugiados a encontrarem abrigo. O aplicativo ainda é muito novo, mas segue os moldes do famoso Airbnb. Nele, pessoas disponibilizam seus lares para receber os imigrantes.  Os dados disponíveis por um portal português é de que 780 alemães já cadastraram suas casas e a procura pela mídia internacional para divulgação da ferramenta é intensa.

Os criadores Golbe Ebding, Mareike Geiling e Jonas Kakoschke Jean-Paul Pastor Guzmán/Flüchtlinge Willkommen

Sem sombras de dúvida, não é fácil abrir a porta de casa para desconhecidos com culturas totalmente opostas às nossas e ainda por cima sem falar a mesma língua e sem uma troca de roupa. Também não se pode descartar que a Alemanha tem criado estruturas sólidas à economia do país, tanto que a chanceler Angela Merkel descarta o aumento de impostos com a chegada dos imigrantes.

De qualquer forma, saindo da comparação Brasil x Alemanha, que não é 7 x 1 só no futebol, não podemos esquecer que o mundo está cheio de quartos vazios e de corações cheios de vontade. Por que não unir tudo isso à tecnologia e facilitar o encontro das partes?

Updater: Tiago Souza

Reply

or to participate.