- Update or Die!
- Posts
- Se ninguém está se importando, por que eu devo me importar?
Se ninguém está se importando, por que eu devo me importar?
Quando você está sozinho você se comporta de forma diferente de quando está em grupo. Todo mundo já deve ter passado por alguma situação onde essa mudança de comportamento tenha sido nítida o suficiente para fazer pensar sobre o assunto.
Então vamos ao experimento.
Um participante é colocado em uma sala com câmeras escondidas e convidado a preencher um extenso formulário de papel. Enquanto está preenchendo o formulário, percebe que há fumaça saindo pelo vão da porta da sala ao lado.
Quando a pessoa está sozinha, leva menos de 3 minutos para que ela deixe a sala e vá avisar alguém sobre o possível “incêndio” na sala ao lado. E no total, 75% dos participantes deixam a sala para fugir ou procurar ajuda.
Quando a pessoa está cercada de atores que fingem não se importar com a fumaça, ela chega a demorar até 20 minutos para tomar uma atitude. E nesses casos, somente 10% das pessoas deixam a sala.
Em um dos comentários do vídeo no YouTube um usuário acusa o participante de ser “burro” por não deixar a sala. Mas será que o autor do comentário não faria a mesma coisa se tivesse sido submetido à mesma situação?
No fundo, a grande maioria das pessoas é influenciada pelo comportamento das pessoas ao seu redor, mesmo que inconscientemente.
Já reparou que depois de ver o carro da frente dando dinheiro para um pedinte no semáforo, às vezes você dá aquela espiada no console para ver se tem algumas moedas sobrando e doar também?
Já aconteceu de você furar um farol/sinal demorado depois de ver o carro ao lado fazendo o mesmo?
É isso aí.
Se ninguém está se importando, por que eu devo me importar?
Em tempo. Se você gosta desse tipo de experimento, reconheço pesquisar mais sobre um outro bem mais famoso: o experimento Milgram. Trata-se de um teste sobre respeito a autoridades, onde uma pessoa é induzida a se comportar de determinada forma mesmo que isso vá contra seu senso de justiça. Foi feito em 1962, após o Holocausto, para tentar entender se as pessoas são capazes de praticar atos prejudiciais contra outras pessoas quando as ordens vêm de uma autoridade superior. Aqui tem um documentário mostrando como o experimento funcionava.
Updater: Fabricio Teixeira
Reply