• Update or Die!
  • Posts
  • O uso secundário deste livro é mais interessante que o primário

O uso secundário deste livro é mais interessante que o primário

Essa é uma história de um interessante uso secundário de um livro, que era hábito entre as famílias americanas. E não é a Bíblia.

farmer1

O Old Farmer’s Almanac (almanaque do Velho Fazendeiro) é uma das publicações mais tradicionais e famosas dos Estados Unidos. Tem mais de 200 anos.

O almanaque sai uma vez por ano e reúne todas as informações possíveis para os fazendeiros como a previsão do tempo para todos os dias do ano (não me pergunte como), além de marés, fases da lua, essas coisas.Desde a primeira edição em 1792, o jeitão do Almanaque do velho fazendeiro é o mesmo.

Inclusive, e principalmente, o furo.

O FURO NO CANTO SUPERIOR ESQUERDO

Tá vendo aquele furinho no alto do livro?Ele foi um dos principais obstáculos a introdução do papel higiênico nos Estados Unidos.

Explico.

Em 1857, quando o papel higiênico foi inventado, todo mundo achou um absurdo. Onde já se viu, gastar dinheiro com um papel que serve exclusivamente para isso? O que acontece é que antes de 1857 usava-se o papel que havia em casa para essa finalidade.

E adivinha qual era o preferido da família americana? O Almanaque do Velho Fazendeiro! Claro! Afinal, quem é que precisa da previsão do tempo de o tem?

O furinho (do Almanaque) servia para passar um barbante e pendurá-lo lá na casinha da meditação, que ficava do lado de fora da casa. Claro que os editores do Almanaque imaginaram que ele seria pendurado em algum escritório ou celeiro, mas o lugar tradicional acabou sendo lá na casinha mesmo.Foi só em 1990 que resolveram acabar com o furo. Uma economia de, pasme, 40 mil dólares.O que aconteceu?Revolta total! Os consumidores reclamaram em peso e exigiram a volta do furinho, afinal ele era a marca registrada do Almanaque.E a edição de 2014 taí, com furinho.

Será que tem americano fazendo esse tipo de economia até hoje?

Updater: Wagner Brenner

Reply

or to participate.