Sevirabilidade

Mais um daqueles deliciosos filminhos da Coronet.A Coronet Instructional Films era uma série de videos educativa, muito usada com as crianças no ensino médio americano nas década de 50 e 60.A professora botava lá um super 8 no meio da sala de aula, apagava a luz e prrrrrrrrr…. cineminha na escola. A molecada adorava. E o governo também, que muitas vezes usava esse recurso como ferramenta de propaganda.

Enfim, esse é sobre auto-suficiência, como se tornar independente.

Servia para preparar meninos e meninas que, em breve, estariam em alguma faculdade em outra cidade e, provavelmente, trabalhando.Apesar do característico tom ingênuo, fui assistindo e pensando sobre o assunto, sobre auto-suficiência.Realmente é algo que merece um video. E um post.

Independência é, na maioria das vezes, declarada.

De baixo para cima, ou de cima para baixo, dependendendo do contexto. Mas é sempre um momento, um ritual de passagem.

Se você é pobre, vai trabalhar.

Se você é rico, vai fazer um intercâmbio.

Meu pai, por exemplo, achava que eu devia ter feito um ano de exército, para “moldar o caráter” e ganhar autonomia.

Todas, formas válidas e eficientes de ganhar independência, de cair na real, e de pegar no tranco.

Mas tem uma coisa que a gente não larga o osso, recusamos a cadeira de piloto e preferimos seguir como passageiro para o resto da vida:

Educação.

Quando o assunto é aprendizado, preferimos uma viagem de um ônibus com guia. Tipo Europa em 8 dias e 7 noites. Pacotão vapt-vupt protocolar pra dizer que fez.

Faça uma experiência e assista o video, como se fosse uma analogia, imaginando que o assunto é educação, ensino, aprendizado.

Vai lá, assiste um pedacinho, play.

http://youtu.be/xGROmq1mX1o

Poucos são de fato independentes e auto-suficientes quando se trata de aprender alguma coisa.Auto-didatismo e aprendizado informal ainda são raridade.

Mesmo quando a gente decide “voltar a estudar e aprender alguma coisa nova” a atitude mais comum é uma matrícula em algum lugar.

Por que temos essa relação tão passiva e tão dependente quando se trata de educação?

Por que achamos que, para aprender, precisa obrigatoriamente ter alguém para ensinar?

Será que é por incapacidade de se criar um método? Falta disciplina? Estudar sozinho é mesmo bem difícil.

Será que nosso hardware mental foi tão acostumado a receber informação passivamente, durante tantos anos que simplesmente não conseguimos aprender nada de outra forma?

Aprender com outra pessoa é mesmo muito eficiente. Mas como fazem os cientistas? E os exploradores?

Caminhos percorridos são mais fáceis de seguir, mas só levam a lugares que alguém já chegou.Do contrário, facão na mão para abrir a selva. E muito repelente porque o que não falta hoje em dia é mosquito zumbindo na sua orelha.

Updater: Wagner Brenner

Reply

or to participate.