- Update or Die!
- Posts
- Sevirabilidade
Sevirabilidade
Mais um daqueles deliciosos filminhos da Coronet.A Coronet Instructional Films era uma série de videos educativa, muito usada com as crianças no ensino médio americano nas década de 50 e 60.A professora botava lá um super 8 no meio da sala de aula, apagava a luz e prrrrrrrrr…. cineminha na escola. A molecada adorava. E o governo também, que muitas vezes usava esse recurso como ferramenta de propaganda.
Enfim, esse é sobre auto-suficiência, como se tornar independente.
Servia para preparar meninos e meninas que, em breve, estariam em alguma faculdade em outra cidade e, provavelmente, trabalhando.Apesar do característico tom ingênuo, fui assistindo e pensando sobre o assunto, sobre auto-suficiência.Realmente é algo que merece um video. E um post.
Independência é, na maioria das vezes, declarada.
De baixo para cima, ou de cima para baixo, dependendendo do contexto. Mas é sempre um momento, um ritual de passagem.
Se você é pobre, vai trabalhar.
Se você é rico, vai fazer um intercâmbio.
Meu pai, por exemplo, achava que eu devia ter feito um ano de exército, para “moldar o caráter” e ganhar autonomia.
Todas, formas válidas e eficientes de ganhar independência, de cair na real, e de pegar no tranco.
Mas tem uma coisa que a gente não larga o osso, recusamos a cadeira de piloto e preferimos seguir como passageiro para o resto da vida:
Educação.
Quando o assunto é aprendizado, preferimos uma viagem de um ônibus com guia. Tipo Europa em 8 dias e 7 noites. Pacotão vapt-vupt protocolar pra dizer que fez.
Faça uma experiência e assista o video, como se fosse uma analogia, imaginando que o assunto é educação, ensino, aprendizado.
Vai lá, assiste um pedacinho, play.
http://youtu.be/xGROmq1mX1o
Poucos são de fato independentes e auto-suficientes quando se trata de aprender alguma coisa.Auto-didatismo e aprendizado informal ainda são raridade.
Mesmo quando a gente decide “voltar a estudar e aprender alguma coisa nova” a atitude mais comum é uma matrícula em algum lugar.
Por que temos essa relação tão passiva e tão dependente quando se trata de educação?
Por que achamos que, para aprender, precisa obrigatoriamente ter alguém para ensinar?
Será que é por incapacidade de se criar um método? Falta disciplina? Estudar sozinho é mesmo bem difícil.
Será que nosso hardware mental foi tão acostumado a receber informação passivamente, durante tantos anos que simplesmente não conseguimos aprender nada de outra forma?
Aprender com outra pessoa é mesmo muito eficiente. Mas como fazem os cientistas? E os exploradores?
Caminhos percorridos são mais fáceis de seguir, mas só levam a lugares que alguém já chegou.Do contrário, facão na mão para abrir a selva. E muito repelente porque o que não falta hoje em dia é mosquito zumbindo na sua orelha.
Updater: Wagner Brenner
Reply