- Update or Die!
- Posts
- SXSW 2015: Dominguinhos
SXSW 2015: Dominguinhos

Tenho uma história com o Dominguinhos:
Do maternal até a quinta série, “estudei” com a Liv, filha de Dominguinhos. Certa vez, o pai foi buscá-la e levou uma de suas sanfonas para mostrar para a molecada. Fiquei hipnotizado e bastante curioso. Depois, em um tipo de excursão, levou a criançada para conhecer seu estúdio em casa. Foi quando, pela primeira vez, tive contato com vários violões e outros instrumentos musicais (um caminho sem volta). Lendas familiares dizem que foi ele quem deu a dica para a minha mãe: “o garoto gostou dos violões, incentive-o”. Naquele Natal, o presente (surpresa) foi um violão (que ainda está aqui ao meu lado, vinte e poucos anos depois).
“Dominguinhos”, o filme, foi idealizado por Mariana Aydar, Duani e Eduardo Nazarian. A produção, da bigBonsai, com direção assinada por Joaquim Castro, Nazarian e Mariana apresenta uma série de imagens de arquivo, narração feita pelo próprio e trechos de shows célebres – como uma apresentação muito bem humorada com Dominguinhos e Luiz Gonzaga no palco. Há também duetos com uma Nana Caymmi (bastante emocionada), Elba Ramalho, Nara Leão, Gilberto Gil e Gal Costa.
O filme faz parte de um projeto multiplataforma que consiste num documentário para cinema e numa webserie (com direção de Felipe Briso). As duas plataformas têm conteúdos complementares e distintos. É uma das atrações do SXSW 2015.
O longa valoriza a experiência sensorial e cinematográfica e se aprofunda nos arquivos de imagem e fonogramas raros, numa viagem conduzida pelo Dominguinhos.
“Um Dominguinhos que pouca gente conhece: jazzista, improvisador, universal. Virtuoso que nunca estudou música” – Mariana Aydar sintetiza o porquê do seu interesse em realizar uma obra que homenageia este que é um dos ícones da música brasileira e a envolveu por seis anos. Nela, a cantora menciona singularidades bastante marcantes na obra desse exímio sanfoneiro: seu refinamento musical, sua universalidade. “Assim era Dominguinhos. Grande, muito grande. Simples, muito simples”, diz ela.
A webserie já possui mais de um milhão de visualizações no seu canal oficial do youtube.
O documentário está entre os mais assistidos de 2014 e ficou 16 semanas em cartaz, num lançamento nacional que incluiu 29 cidades. Antes de ser selecionado para o SXSW, o filme percorreu o circuito de prestigiados festivais, incluindo os mais importantes festivais de documentários do mundo. E, em março, desembarca em Austin.
Em primeira mão para o UoD, o videocase com a repercussão:
E, a playlist:
Ficha Técnica DominguinhosIdealização, Direção Musical e Produção Associada: Eduardo Nazarian, Mariana Aydar e DuaniProdução: Deborah Osborn, Felipe Briso e Gilberto TopczewskiDireção: Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana AydarProdução Executiva: Deborah OsbornDireção de Produção: Camila NunesRoteiro: Di MorettiMontagem: Joaquim CastroPesquisa: Eloa ChouzalDesenho de Som: Joaquim Castro e Edson SeccoDireção de fotografia: Tiago Tambelli, Pedro UranoDireção de Cenas: Felipe Briso e Joaquim Castro
*A cobertura do Update or Die tem o oferecimento do Santander. Apoio cultural do Twitter Brasil e Apex-Brasil, parceria de conteúdo com a Revista Trip e a produtora de áudio Luchalibre.
Updater: Gustavo Giglio
Reply