- Update or Die!
- Posts
- SxSW: Chuck Lorre e Neil Gaiman – “What Doesnt Kill Us Make Us Bitter”
SxSW: Chuck Lorre e Neil Gaiman – “What Doesnt Kill Us Make Us Bitter”
Chuck Lorre, criador de “The Big Bang Theory”, “Two and a Half Men” e Neil Gaiman, criador do “Sandman”, “Coraline” e autor de um dos meus livros de cabeceira há muito tempo, “Deuses Americanos”, juntos bem na nossa frente, batendo um papo descontraído… esse tal de SxSW é mesmo muito divertido.
Em pouco mais de uma hora conversaram bastante sobre a criação de personagens e histórias. Repetiram a importante máxima de criar história com verdades e paixões. Que inspiração vem de uma combinação mágica entre “faith” e “honesty”. Falaram muito sobre a paixão que querem passar para o público, mesmo com o constante desafio de não repetir o que os fãs gostaram da última vez (por que é o que vamos sempre querer). O papo, muito bom, foi sobre verdades que é sempre o melhor jeito de encantar e envolver alguém.
Lorre, quando questionado sobre formatos, soltou uma frase quase que sem querer que, realmente, vale anotar no seu hd interno: “a boa história deixa o formato, o meio, irrelevante… secundário. A audiência cresce, se a história é realmente boa, seja qual for o meio e o assunto”. Lembrei muito do Seth Godin e seu livro: “Todo Marketeiro é Mentiroso”, em que mostra como encantar contando histórias, boas, é o melhor caminho para alguém acreditar no que você acredita.
Gailman também falou bastante sobre a questão das multi-plataformas (quadrinhos, livros, cinema, série de tv, digital)… e disse que depois que começou a escrever o blog adorou presentear os fãs com download gratuitos, mas que ficou bem chateado quando na Rússia começaram a traduzir de forma errada seus textos e espalhá-los sem a liberação dele ou de uma editora. Só entendeu o poder disso quando a procura e as vendas de seus livros cresceram 300% em poucos meses.
O papo tinha, também, como objetivo lançar o livro de Lorre: “What Doesnt Kill Us Make Us Bitter”. O livro traz centenas anotações de reflexões do autor. Desde o começo de sua carreira, Lorre, dedica um tempo para escrever seus pensamentos durante as produções. Famoso por essas anotações, ele reuniu várias delas sobre o processo criativo de suas séries neste livro (de tratados filosóficos à revelações pessoais).
Dois gênios batendo um excelente papo. Ainda vai demorar para digerir tudo.
Updater: Gustavo Giglio
Reply