- Update or Die!
- Posts
- Tarantino e o Aspect ratio de “os oito odiados”
Tarantino e o Aspect ratio de “os oito odiados”


Ao abrir mão do formato digital e rodar todo o filme no formato conhecido como Ultra Panavision 70 mm, Tarantino vai contra a indústria digital do cinema e garante a felicidade dos amantes da película com um “aspect ratio” de 2.76, diferente dos formatos dos filmes atuais de 2.39:1 e 2.40.:1. Para se ter um ideia do que é isso e da quantidade de informação que se ganha no negativo, coloquei uma tabelinha para comparação abaixo.
Criado em 1957, o Ultra Panavision 70 foi usado em projetos especiais como “BenHur” e posteriormente o Super Panavision 70 foi usado em “Lawrence da Arábia”, ajudando o filme a levar o Oscar de melhor fotografia. Usado pela última vez no final da década de 60, o formato caiu em desuso por ser caro e pouco flexivel e para garantir a exibição de seu filme no formato original, Tarantino, junto com a Panavision, fizeram um acordo e habilitaram 50 salas de cinema ao redor do mundo ao custo de 80 mil dolares cada.

A empresa contratada para realizar as atualizações e procurar os cinemas disponíveis para realizar a projeção, a Boston Light & Sound, buscou durante 9 meses os extintos projetores 70 mm por todo os EUA, por fim, compraram todos que encontraram e resolveram restaurar a grande maioria para garantir o maior numero de salas de exibição. O filme de 3 horas e 10 minutos exibido em 70 mm conta com uma abertura adicional e um intervalo para troca da bobina de negativo. Infelizmente no Brasil o filme é exibido no formato digital por falta de salas nesse formato.

Dêem uma olhada nessa sequência da corrida de carruagens de “BenHur” e vejam como o formato ajuda nos enquadramentos e nos planos mais abertos, depois o trailer de “Lawrence da Arabia” onde os planos de deserto e montanhas ganham mais impacto, e finalmente por último, o trailer de “Os 8 Odiados”, que apesar do roteiro se passar dentro de uma cabana também abusa dos planos abertos e mostra a força das locações nas cenas externas.
https://www.youtube.com/watch?v=gnRbXn4-Yis
Updater: Rodrigo Rebouças
Reply