The Coke Side of Cannes

testacannes13

É impossível falar sobre o Festival de Cannes sem citar as campanhas, peças e insights da Coca-Cola. A marca que, há mais de 127 anos lidera sua agenda de marketing pelo ponto de vista criativo, caiu nas graças dos delegados do evento e ocupa hoje o posto de seminário mais aguardado.

Nesta edição especial que comemora os 60 anos do Festival, a Coca-Cola apresentou uma reflexão inspiradora que analisava as peças mais icônicas de sua história com o tema #Workthatmatters.

O conteúdo em si não era novo, mas olhando as campanhas sendo apresentadas lado a lado, ficava evidente a estratégia que colocou a marca no pedestal da cultural popular.

A comunicação da Coca-Cola sempre fez parte da vida das pessoas por levantar discussões fundamentais para a comunidade, contextualizando suas peças com os fatos e pensamentos sociais mais importantes de cada época.

Um das primeiras peças a ser apresentada foi o filme “This is the real thing” (acima). No auge da guerra do Vietnã, a Coca-Cola reuniu um casting de diversas etnias para cantar pela paz em dos comerciais mais clássicos da história da propaganda.

Em meio aos grandes conflitos ideológicos sobre a questão racial nos Estados Unidos, a marca criou uma peça impressa histórica em que meninos brancos e negros tomavam uma Coca-Cola lado a lado, ignorando a divisão dos bancos da cidade que dividiam as raças.

Work That Matters

Em 1937, a integração social ainda era tema da marca sendo apresentada pelo conceito “Have a Coke and Smile”.

A causa feminina também não ficou de fora das peças da companhia. Em 1994 a Diet Coke levou ao ar um filme, em que garotas admiravam um pedreiro sarado enquanto tomavam uma Coca-Cola Diet.

A grande virada na estrutura criativa da marca, sem dúvida, veio com o filme que simulava uma espécie de GTA (jogo mais popular da época) mas por um ponto de vista otimista, assinando com o conceito “The Coke Side of Life”. Um olhar que regeria o “mood” de todas as próximas campanhas.

Outro filme belíssimo que integra o portfólio da marca é “I love Africa”, que fazia parte da campanha “Reasons to Believe”: um olhar positivo frente a um mar de notícias  ruins que aconteceram na época.

Atingindo uma maturidade conceitual, a marca passou a contar sua história por meio das pessoas. Assim, surgiram campanhas como “Toda Garrafa tem uma história”, “Security Cameras” e a mais recente “Small world machines”, premiada em diversas categorias nesta edição do festival.

http://www.youtube.com/watch?v=ceTBF1Hik5I

Olhando para todas estas peças, não é exagero afirmar que o contexto talvez seja o principal elemento da fórmula da Coca-Cola, que emociona os criativos e revela o verdadeiro “The Coke side of Cannes”.

Updater: Rafa Caldeira

Reply

or to participate.