- Update or Die!
- Posts
- Trip Transformadores 2015
Trip Transformadores 2015

Como já escrevi várias vezes, é impossível qualquer tipo de distanciamento emocional quando escrevo ou falo sobre a Trip. Sobre o Prêmio Trip Transformadores então, impossível. É um privilégio fazer parte.
Criado em 2007 como um prêmio com o objetivo de identificar e reconhecer as pessoas que, com seu trabalho, ideias e iniciativas de grande impacto ou originalidade, ajudam a promover o avanço do coletivo e do outro. O Trip Transformadores é um movimento permanente de transformação, pensado para promover a ideia de um mundo mais inteligente, humano e equilibrado.
Este ano, mais uma vez, somos apoiadores culturais e de mídia e vamos tentar ajudar com toda a presença digital, gerando conteúdo e compartilhando em todas as redes (da Trip e do UoD).
A iniciativa mostra como todos nós podemos transformar a realidade à nossa volta. “A Trip sempre fez parte do grupo de pessoas que buscam uma alternativa ao modo de vida individualista, que valoriza poder e conquista antes de tudo”, diz o publisher da revista, Paulo Lima. “A gente quer mostrar histórias de pessoas assim, que descobriram maneiras mais inteligentes e generosas de gastar seu tempo nesta breve passagem por este planeta”. Pessoas que em um momento perceberam que poderiam fazer um trabalho efetivo para tornar o mundo um lugar melhor. Que nos mostram que a transformação nasce em todo lugar e das mãos de todo tipo de pessoa.
O Trip Transformadores procura contar essas histórias.
Hoje, o evento extrapolou o dia da premiação e gera conteúdo o ano inteiro, seja na revista, site e redes sociais ou promovendo debates, shows e outros eventos. O Trip Transformadores cresceu muito e foi além das fronteiras brasileiras, mas a ideia original continua a mesma jogar luz sobre pessoas que conseguem, com suas ações, fazer um mundo melhor e transformar pessoas e lugares.
O processo de seleção se dá pela escolha de dez pessoas que compartilham, divulgam e fortalecem os princípios que inspiraram os 12 tópicos propostos pela revista, de maneira efetiva, concreta, gerando frutos e resultados.
Um grupo de 300 formadores de opinião e profundo conhecedor do DNA da nossa marca – editores da Trip e personalidades dos meios artístico, jornalístico, cultural e empresarial – indica pessoas que atuam como agentes transformadores da nossa realidade.
As dez pessoas que recebem a homenagem são escolhidas pela Trip entre os nomes indicados pelo conselho e por nossos colaboradores.
Este ano, os homenageados são:

Caio Moreira Guimarães
Estudante de engenharia
Natural de Pernambuco, o estudante de engenharia Caio Moreira Guimarães foi selecionado pelo Programa Ciências sem Fronteiras para cursar dois semestres em Nova Iorque. Lá, teve aulas de engenharia elétrica biomédica e conseguiu uma vaga para pesquisar em um dos laboratórios de maior prestígio no mundo, onde desenvolveu uma “lanterna medicinal” portátil capaz de erradicar infecções provocadas por bactérias resistentes a antibióticos.

Stela Goldenstein
Geógrafa
Diretora executiva da Fundação Águas Claras do Rio Pinheiros, entidade que monitora e busca recuperar o Pinheiros e seus afluentes, a geógrafa Stela Goldestein é sinônimo de ambientalismo no Brasil. Ela milita na área de urbanização com foco no meio ambiente desde 1975, já desenvolveu projetos para gestão de recursos hídricos, saneamento, habitação e planejamento ambiental.

Katiele Fischer
Paisagista
Katiele Fischer ficou conhecida por sua luta pelo uso de um remédio derivado de maconha para conter as crises epiléticas da filha, Anny Fisher, portadora da síndrome CDKL5, problema genético raro e sem cura. Foi a primeira brasileira a conseguir na justiça o uso de canabidiol (CBD) e teve sua luta retratada no documentário Ilegal, que conta a história de mães que, como ela, tentam na justiça a liberação para o uso da substância.

Ernst Götsch
Agricultor e pesquisador
Ernst Götsch é suiço, agricultor e pesquisador que migrou para o Brasil e se estabeleceu em uma fazenda na zona cacaueira do sul da Bahia. Desde então, vem desenvolvendo técnicas de recuperação de solos por meio de métodos de plantio que permitem a regeneração natural de florestas.

Ozires Silva
Engenheiro Aeronáutico
Engenheiro e coronel da Aeronáutica, Ozires Silva foi um dos fundadores e o primeiro presidente da Embraer, liderando o projeto do famoso avião Bandeirante, em 1968. Em 1986, assumiu a presidência da Petrobras; também foi ministro da Infraestrutura; presidente da Varig; criou a Pele Nova Biotecnologia; e desde 2008, é reitor do Centro Universitário Monte Serrat, em Santos (SP). É autor de livros sobre educação, empreendedorismo e inovação.

Regina Tchelly
Chef e empresária
Favela Orgânica é o sonho de vida da chef autodidata, empresária e ex-doméstica, Regina Tchelly. A história começa em 2011, quando juntou algumas mães das comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro, e, com 140 reais, realizou a primeira oficina. Desde então, a paraibana levou o projeto para mais sete estados brasileiros, sempre com a missão de mudar a relação do ser humano com os alimentos.

Gustavo Kuerten
Esportista
Ex-número um do mundo e melhor tenista da história do esporte no país, Gustavo Kuerten sempre reservou parte de seu tempo para o envolvimento com ações sociais e comunitárias. Com o sucesso nas quadras, Guga e sua família fundaram o Instituto Guga Kuerten (IGK), que desde 2000 tem a missão de organizar e ampliar o envolvimento da família Kuerten em ações sociais. Hoje, o IGK participa de programas que envolvem esporte, educação, políticas de defesa dos direitos dos cidadãos e projetos voltados à pessoa com deficiência.

OSGEMOS
Grafiteiros
OSGEMOS exploram com dedicação a rua como seu lugar de estudo, intervenção e arte. Reconhecidos e admirados, os artistas usam linguagens visuais combinadas e improviso para criar encantamento em seus projetos pelo mundo.

Thomaz Srougi
Administrador de empresas
Thomaz é fundador do Dr. Consulta, um conjunto de clínicas particulares voltadas para as classes C e D, cujo valor do atendimento é no máximo 80 reais. Apesar dos preços baixos, o atendimento é de bom nível, a cargo de profissionais formados nas melhores universidades de medicina do país.

Lama Michel
Mestre budista
Lama Michel foi reconhecido pelo Lama Gangchen Rinpoche como a reencarnação de um iogue e mestre tibetano da tradição Gelupa. Por opção, começou na vida monástica aos 12 anos, na Índia, onde ficou por 11 anos para receber a formação tradicional dedicada aos lamas e estudar a filosofia Budista, tantra, medicina e astrologia. Presidente da Fundação Lama Gangchen para a Cultura de Paz, Lama divide seu tempo entre sua casa na Itália e suas viagens pelo mundo ministrando palestras sobre Budismo e espiritualidade.
Fique de olho para novidades e muito conteúdo em nossas redes sociais:
Da Trip:
Facebook Trip TransformadoresInstagram: @revistatripTwitter: @revista_tripFacebook: /revistatripYouTube: triptransformadores
Do UoD:
Instagram: @updaterodieTwitter: @updaters_Facebook: /updaters
O UPDATE OR DIE É APOIADOR CULTURAL E DE MÍDIA DO TRIP TRANSFORMADORES. EM 2015 VAMOS AJUDAR A GERAR E COMPARTILHAR CONTEÚDO EM TODAS AS PRESENÇAS DIGITAIS DA TRIP. O PRÊMIO TEM PATROCÍNIO DE O BOTICÁRIO E APOIO DA SUZANO, ACADEMIA DE FILMES, GOL LINHAS AÉREAS E UOD.
[hr]
Updater: Gustavo Giglio
Reply