• Update or Die!
  • Posts
  • Um Café com tela de Faraday para bloquear WI-FI, 3G e a sua sem-vergonhice

Um Café com tela de Faraday para bloquear WI-FI, 3G e a sua sem-vergonhice

O nome desse lugar com isolamento forçado com o mundo exterior é o Faraday Café e fica em Vancouver, no Canadá. É um Café pop-up, se você está em Vancouver corre lá na 434 Columbia Street e conta pra gente.Faraday, você deve lembrar, vem do Michael Faraday que, entre outras coisas, fez aquela gaiola metálica que impede qualquer sinal de WiFi ou de ligações no celular (que deveríamos ter em todas as penitenciárias, mas não temos).Mas o motivo do bloqueio aqui é outro: o dono do Café Faraday sabe que a tentação ainda é maior que a nossa razão e por isso chamou a responsa pra ele. No Faraday Café você não fala com ninguém que não esteja lá, em carne e osso.

E se precisar ligar pra casa? Você faz como fazíamos até a década de 90: usa um telefone público ou simplesmente sossega o facho.

E tá  fazendo o maior sucesso: o Café Faraday virou até ponto de encontro para pequenas palestras sobre os males de estar conectado o tempo todo. Um oásis sem ondas. Fora que, além do aspecto social, seu cérebro deve ficar contente em ficar um pouco sem todas essas ondas invisíveis que estamos mergulhados diariamente sem nem perceber (viu esse post do Marcos Teixeira?)

Olha só como é o esquema (é uma pop-up, um projeto social temporário, não espere um Starbuck’s)

SUPERVISÃO DE UM ADULTO. OU, NA FALTA, DE UMA TECNOLOGIA.

Não adianta negar, você é um(a) sem-vergonha viciado em socialização digital. Você e esse seu par de olhos ligeirinhos que não enganam ninguém. O mesmo que você usava, como diria o Paulo Ricardo, para fazer dar aquele sedutor olhar 43. Agora é o olhar (11) 9876.1234. Que vergonha!

Mas tudo bem, não é só você. O duro é admitir a falta de controle.

Como resistir a uma olhadinha rápida, só pra ver se tem uma mensagem? Inventamos desculpas, “desculpa, é importante, preciso dar uma olhada”. Mentiroso. Ora, faça-me o favor. Faça-me mesmo, literalmente, porque o vício é mais forte que todos nós.

Exemplos?

01. Tem reloginho no browser para fazer seu computador travar e você descansar em intervalos regulares.

02. O Jack White tem pedido para sua platéia não usar celulares e tablets durante os shows, para fazer a gente lembrar que estamos lá, de verdade.

03. Em Singapura tem um bar chamado Social Rehab que dá desconto nas bebidas se você entregar seu celular na entrada.

04. Eventos e hotéis não tem WiFi decente. Ah, não. Isso não é de propósito. Mas taí uma boa desculpa para justificar, diz que é “tendência” e pronto.

Então fica aí a ideia para alguém criar por aqui também esse “galinheiro anti-WIFI” e oferecer a velha e boa versão de socialização de antigamente.

Updater: Wagner Brenner

Reply

or to participate.