- Update or Die!
- Posts
- Um dia você vai tomar banho e salvar-se de um câncer
Um dia você vai tomar banho e salvar-se de um câncer
Outro dia, durante o banho, pensei como seria legal se o box do chuveiro fosse capaz de escanear o corpo inteiro para detectar possíveis problemas de saúde, logo no início.
Todo dia o box faria um check-up e, ao menor sinal de uma nova doença em formação, você receberia uma mensagem.
Esse único procedimento provavelmente mudaria para sempre a medicina como a conhecemos hoje.
Os médicos usariam muito mais o seu tempo e talento para evitar a progressão de problemas (pesquisas, etc) ao invés de precisar consertá-los.
A via crucis pré-diagnóstico, com consulta, guia de exames, laboratórios, desconfortos, retornos, etc seriam exceções.
Cirurgias e procedimentos invasivos seriam recursos bem menos frequentes.
Na parte comportamental não teríamos mais medo de médicos, exames e hospitais.
O governo economizaria fortunas.
E por aí vai.
Enfim, o box de chuveiro inteligente seria A solução centralizada e totalmente focada em prevenção.
Ainda não inventaram esse box. Mas essa semana foi dado um passo importante nesta direção.
A NOVIDADE QUE JUSTIFICA O POST: O MRF, A NOVA RESSONÂNCIA
Não é um box de chuveiro e nem fica na sua casa, mas é uma nova máquina de imagem por ressonância magnética capaz de escanear o corpo inteiro em poucos minutos, ao contrário do método atual que demora horas para escanear pedaços do seu corpo (dentro de um tubo horroroso). Um exame de cérebro, por exemplo, é feito em 12 segundos e a previsão é que esse tempo diminua ainda mais.
O nome da máquina é MRF Fingerprinting e seu funcionamento é conceitualmente diferente.
Mark Griswold, o radiologista do Case Western Reserve School of Medicine, explica de um jeito mais fácil, comparando os dois métodos como se fossem corais de música.
“Na ressonância tradicional, todos cantam a mesma nota. Se alguém cantar mais alto ou desafinar, é algo para ser interpretado. Na ressonância nova, são vários corais cantando várias notas ao mesmo tempo. Com o tempo, teremos uma lista de “músicas” (doenças) e suas respectivas notas. Assim, se “parabéns para você” é um câncer de colon e a gente não ouvir a sequencia de “Parabéns para você” no exame, então o paciente não tem esse tipo de câncer.”
Evoluções desse tipo são aquelas que deixam de ser um update para ser um upgrade de fato. A melhora na performance tem reflexos comportamentais importantes que, por sua vez, implicam em um novo relacionamento com a saúde de modo geral. Uma nova era.
Tomara que comecem a embutir essas máquinas nos boxes de chuveiro ainda no meu tempo por aqui. Pode ser também na forma de roupas, escovas de dentes, batentes de portas. Qualquer coisa que faca um bypass na minha boa-vontade de fazer um exame preventivo. Afinal de contas, minha saúde é importante demais para depender só da minha maturidade.
Mais informações sobre o MRF aqui
Updater: Wagner Brenner
Reply