- Update or Die!
- Posts
- Um peixe que cospe uma bola de luz azul?
Um peixe que cospe uma bola de luz azul?


Haduken!
Esse video, com um peixinho cuspindo uma bola de fogo como se fosse um dragão, fica ainda mais incrível quando eu contar que não é ele que está fazendo isso.
O show é, na verdade, de um sujeitinho ainda menor (só 4mm), chamado OSTRACODA. Ele acabou de ser engolido e está escapando como se estivesse em um clipe da Katy Perry, usando uma manobra com efeitos especiais simplesmente espetaculares.
Dá uma olhada em câmera-lenta:
This is how the ostracod uses bio-luminescent chemicals as a defense pic.twitter.com/DKpo51UFkH
— How Things Work (@ThingsWork) August 10, 2015
A explosão luminosa dentro da boca do peixe é uma espécie de “vômito-de-luz” induzido, que obriga o peixe a abrir a boca e expelir o ostracoda. Depois disso, o peixe ainda foge porque sabe que essa luz toda significa estar exposto à predadores maiores. Ele deixa de ser o predador e vira a presa numa fração de segundo. E volta para casa com uma bela história para contar para os netos, sobre o dia em que ele vomitou luz.


“Quéisso meu?? Tchau”
Os ostracodes conseguem fazer isso porque possuem um orgão capaz de produzir luz através da mistura de 2 substâncias químicas: o pigmento luciferina e a enzima luciferase. É um dos truques mais hipnotizantes da natureza chamado “Bioluminescência” (digite no Google e veja as criaturas mais “alienígenas” da Terra) e que outras espécies também possuem, como os mágicos plânctons que a gente consegue “acender” nadando no mar a noite ou arrastando o pé na areia, alguns peixes que vivem em profundidades abissais, o vaga-lume, bactérias, etc). A luz é geralmente usada com finalidades opostas de afugentar predadores ou atrair presas e/ou parceiros para acasalamento.
Se você gostou do Ostracoda, assista esse video curtinho da BBC (não dá pra embedar, você vai ter que dar um pulinho lá).
Updater: Wagner Brenner
Reply