- Update or Die!
- Posts
- UoD no Social Media Hub da KLM
UoD no Social Media Hub da KLM
Escrevendo um pouquinho mais sobre o bate-e-volta do UoD em Amsterdam, divido agora um pouco sobre a visita que fiz a equipe do Social Media Hub da KLM, responsável por vários projetos como este acima (só a trilha sonora que podia ser melhorzinha, né?).
As ações são super reconhecidas pela ousadia e inovação na área de comunicação e mercado de avição. São cases de sucesso, principalmente no que diz respeito ao CRM, com práticas rápidas e sempre focadas em engajamento. Foi a primeira vez que vi uma equipe montada e focada, com seriedade e cuidado, fazendo o que todo guru, da era da exposição nas redes sociais, prega. Enquanto uns falam, outros vão lá e fazem. Ainda bem.
Na conversa com o gente boa Gert Wim ter Haar, o SMH Manager (carinhosamente apelidado de “man” – não consegui chamá-lo pelo nome uma única vez), quis saber qual foi o ponto da virada para a empresa. Quando perceberam que deviam dedicar tempo e atenção para essas ferramentas (Twitter, Linkedin, Facebook, Instagram). Ferramentas que sabemos, hoje, é impossível uma marca grana não usar.
Como não poderia ser diferente a necessidade veio do caos (é… update or die).
Em 2010, quando o vulcão Eyjafjallajökull causou atrasos semanais em tudo quanto é voo, tiveram que correr para responder todas as solicitações, reclamações e etc… perceberam que os meios mais rápidos para tal eram as redes sociais. Assim nasceu o Social Media Hub. De lá saem todas as decisões, todas as respostas e todos os briefings para as agências que criam as campanhas.
Acho que estamos bem avançados por aqui, né? Com agências digitais dedicadas e cada vez mais departamentos responsáveis e preparados para essa área.
Me apresentaram também como funciona o Meet & Seat, uma ferramenta de Facebook e Linkedin que permite aos passageiros linkar reservas aéreas aos seus perfis individuais e identificar quem mais estará presente no mesmo voo (desde que ambos permitam a visualização). Por incrível que pareça, a prática, é um sucesso na Europa (principalmente em voos curtos para eventos). Além do serviço estar disponível na Europa, internacionalmente funciona para o voo de Amsterdam com destino à SP e RJ. Será que isso pega por aqui? Eu ia querer sentar o mais longe possível.
Abaixo uma das peças da excelente campanha (lembram do Ruud Gulit?):
O pessoal, bastante interessado pela construção da comunidade Update or Die, quis saber bastante como funciona a dinâmica entre nós. O que deu a abertura para contar que o termo Updater não é um cargo e sim uma característica. Somos garimpeiros, pessoas obcecadas por algum tema e interessadas por outros vários, que acham antes (ou não) e tem prazer em compartilhar.
Vi alguns outros projetos muito interessantes que utilizam bem todas essas ferramentas de maneira simples e inteligente, mas que não posso divulgar ainda. Prometeram me mandar com exclusividade assim que aprovados, aí eu divido.
To pensando em levar o UoD para Amsterdam.
Updater: Gustavo Giglio
Reply