Versa-Vice

Vivendo em um mundo invertido (Living in a Reversed World/1958)  é um daqueles documentários antigos, curtinhos (11 mins), bem ingênuo e divertido, como costumam ser. Mas o assunto é mesmo interessante: é sobre noção espacial. Frente, lado, atrás, acima, abaixo, essas coisas.

No video, um professor universitário convida estudantes para usar, durante semanas, uns óculos especiais que invertem a visão através de pequenos espelhos. O chão vira teto, o lado direito vira o esquerdo e vice-versa. só pra ver o que acontece.

Bom, a primeira coisa que acontece parece ser o overacting. Mas abstraia e siga adiante.

Parece uma bobagem, mas uma vez fiz essa experiência em alguma Bienal aqui em São Paulo e a brincadeira era andar com um espelho na altura do nariz, refletindo o teto. Se você tiver um espelho por perto, pare um pouco agora mesmo e experimente, vale a pena. É surpreendente o que acontece com o seu cérebro. Você tem a nítida sensação que está andando no teto. Batentes de porta e lustres viram obstáculos, é bem maluco mesmo. Se você estiver no trabalho, melhor ainda, garanto uma meia hora de diversão nos corredores.

Enfim, a pergunta do documentário é: será que o cérebro se adapta a inversão? Depois de algumas semanas o mundo invertido passa a ser considerado normal? Desde 1896 a resposta é… sim.

reversing_prism_goggles_1

Gostou da brincadeira? Dá até pra comprar um desses pela internet

Mais uma oportunidade pra ficar refletindo sobre o que é “real”. Seus sentidos são sua única conexão entre o mundo e seu cérebro. Até que ponto são eficientes? Simples ilusões de ótica enganam seu cérebro? Vai assistir um filme 3D no cinema hoje a noite? Me engana que eu gosto?

Ih, filosofia logo cedo.

Updater: Wagner Brenner

Reply

or to participate.