- Update or Die!
- Posts
- Walgreens e o uísque medicinal
Walgreens e o uísque medicinal


Parece título de Harry Potter, mas na verdade a historia incrível é outra.
O Walgreens é o Mcdonald’s das farmácias.
Estão por toda parte nos Estados Unidos, com mais de 8500 lojas.
O que eu não sabia é que o sucesso do Walgreens vem da época da Lei Seca porque era o único estabelecimento com licença para vender uísque.
Uísque vendido com receita, para fins medicinais (também não sabia desse atributo medicinal do uísque).
Olha que beleza:
Nos primeiros 20 anos a Walgreens abriu 20 lojas.
Nos 10 anos seguintes, com a lei seca, pulou para inacreditáveis 550 lojas. Foram 530 lojas em uma década, um crescimento inimaginável na época.
Dizem que foi por causa do milk-shake. Sim, o milk-shake foi inventado no Walgreens (nossa, mais uma que eu não sabia). Abriram até fábrica só de sorvete.

Mas o que impulsionou esse crescimento estratosférico foi mesmo o “uísque medicinal”, estocado embaixo do balcão e receitado por médicos de ética e conduta questionáveis e consumido por clientes fiéis, como o Al Capone, que devia ser muito doente, coitado.
Chegaram a desenvolver uísque de marca própria, veja que inovadores.
Olha a foto que achei no Google. São uns caras de pau.

Talvez isso explique também um pouco o que é uma farmácia nos Estados Unidos. Basicamente, um grande supermercado com um tímido balcãozinho nos fundos, para os remédios.
Essa situação da exceção medicinal para drogas voltou a ser debatida agora por causa da maconha com receita, para pacientes com câncer e glaucoma. Em 18 estados americanos já tá legalize, quase como queria o Peter Tosh.
Quem sabe o Walgreens não se dá bem de novo?
Vai ter reggae de som ambiente e farmacêutico com dread lock. “Yá mán, normal ou extra-forte?”. Quem sabe um slogan novo, “aqui você sai com um sorriso no rosto”.
Enfim, o post era para contar para você, caso não soubesse como eu, que o sucesso do Walgreens é fruto da Lei Seca. Ou pelo menos, boa parte dele.
E os caras inventaram o milk-shake.
Vivendo e aprendendo.
Updater: Wagner Brenner
Reply